Acervo digital da história da Física na USP em destaque

Documentos da USP contam parte da história da Física no Brasil

Acervo digitalizado do Instituto de Física da USP está disponível ao público

Por  - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=202351

Mais de 1.600 documentos escritos e imagens ajudam a recriar o cenário da implantação do curso de Física na USP, no período de 1934 a 1970. Mais do que a relembrar uma parte importante da história da Universidade, o acervo contribui para contar um capítulo do desenvolvimento da física no Brasil.

César Lattes – Foto: Acervo IF

O Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, digitalizou esses documentos e os disponibilizou para consulta on-line. Agora, qualquer um pode ter acesso ao arquivo, basta acessar o site oficial do acervo.

Entre os documentos, estão aqueles de caráter administrativo, educacional, científico e as correspondências da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), a unidade que inicialmente abrigou o curso de Física.

Segundo Ivã Gurgel, professor do IF e coordenador do acervo, as cartas são particularmente interessantes. “São os bastidores da história. Temos cartas recebidas pelos professores da USP, endereçadas a cientistas de renome.”

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/10/2018