Agência FAPESP destaca artigo publicado na PRL

Construir ordem por meio da desordem

12 de março de 2019

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP – O aumento da desordem pode produzir ordem. Esta ideia contraintuitiva foi demonstrada, por colaboração internacional, em um experimento coordenado por Armando Paduan Filho, professor no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), que resultou em artigo publicado na revista Physical Review Letters.

“Uma maneira de entender essa ideia é considerar um ímã, cuja propriedade de atrair outros corpos está fundamentada na existência de pequenas partículas que possuem momento magnético e que se ordenam macroscopicamente. Se acrescentarmos impurezas ao material, pouco a pouco, enfraquecemos o ímã, podendo chegar a um ponto em que a ordem magnética seja inteiramente destruída e o antigo ímã deixe de se comportar como tal. Porém, se continuarmos acrescentando impurezas, uma nova ordem poderá ser eventualmente instaurada, com o objeto voltando a se imantar. Isto é, à primeira vista, paradoxal. Mas ocorre na natureza. O que fizemos foi reproduzir esse tipo de processo em laboratório”, disse Paduan à Agência FAPESP.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

19/03/2019