Agência FAPESP destaca pesquisa sobre efeito quântico

Efeito quântico explica mudança no fluxo de elétrons em circuitos nanométricos

30 de novembro de 2017

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP – Transistores capazes de funcionar com uma corrente elétrica constituída pela passagem de um único elétron por vez estão no horizonte das pesquisas em curso na área de informática. Associando-se o binário “zero-um” ao trânsito ou não do elétron, o equipamento poderá reduzir drasticamente o uso do espaço e o consumo de energia em futuros computadores. A opção ainda não é viável economicamente, mas já existe em laboratório.

Um experimento com dispositivo desse tipo, realizado em 2015 no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zürich), levantou problemas teóricos que foram agora resolvidos por um grupo de pesquisadores composto por Luis Gregório Dias da Silva (Universidade de São Paulo, USP), Caio Lewenkopf (Universidade Federal Fluminense), Edson Vernek (USP), Gerson Ferreira Júnior (Universidade Federal de Uberlândia) e Sergio Ulloa (Ohio University).

O trabalho do grupo, que contou com apoio da FAPESP, foi publicado na revista Physical Review Letters.

“O objeto estudado foi um circuito nanométrico, no qual, devido à escala muito pequena, a transmissão de elétrons de uma parte para outra sofre efeitos quânticos. Isso significa, entre outras coisas, que os elétrons em trânsito apresentam tanto propriedades características de partículas quanto propriedades características de ondas”, disse Dias da Silva à Agência FAPESP.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

15/12/2017