Alterações nas bolsas BJT do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promoveu algumas alterações nas bolsas de Atração de Jovens Talentos (BJT) para incentivar a inovação.

A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 15, e está disponível no link abaixo:

A bolsa BJT ficou com critérios mais flexíveis para ações de inovação, em relação ao foco do projeto e à formação do beneficiário da bolsa.

"A alteração busca atrair jovens talentos para participar em projetos de inovação, inclusive oferecendo oportunidade para os estudantes que participaram do CsF", explicar o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo Santana. "Deverá haver uma demanda de projetos de inovação a partir do acordo assinado pelo CNPq com a CAPES, EMBRAPII e IEL. Os projetos serão desenvolvidos dentro das unidades ou polos credenciados pela EMBRAPII, sendo supervisionados por profissionais vinculados a essas unidades", complementa.

A bolsa poderá contemplar o desenvolvimento de projetos por pesquisadores com perfil mais acadêmico e também aqueles que tenham experiência em inovação.

Esta modalidade tem como objetivo atrair e estimular a fixação de pesquisadores e profissionais no Brasil com destacada produção científica e tecnológica e/ou reconhecida experiência em projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

Ela é oferecida em dois níveis - A e B - de acordo com a produção científica e experiência do pesquisador. O valor da bolsa varia entre R$ 4,1 mil a R$ 7 mil ,de acordo com a categoria e nível de enquadramento.

Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
30/06/2017