Aluno da EEFE-USP venceu o FameLab Brasil 2018

Na última sexta-feira, 27 de abril, o vencedor do FameLab Brasil 2018 foi anunciado em uma final acirrada e com auditório cheio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Após apresentações ao vivo para a comissão julgadora do evento, o estudante de pós-graduação em Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Telles, conquistou o prêmio e irá representar o Brasil na etapa internacional, em junho, na Inglaterra.

Com estudos em biodinâmicos da educação física e esporte, com enfoque em adaptações moleculares ao treinamento físico, Guilherme candidatou-se ao FameLab com um vídeo em que, com bastante espontaneidade e segurança, explicou a epigenética, relacionando os hábitos alimentares e de atividades físicas a condições de saúde.

A final contou com 11 candidatos, selecionados a partir dos 30 melhores vídeos escolhidos pelos organizadores para participar da semi-final, que aconteceu no dia 24 de abril. Quatro semi-finalistas eram bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Presente no evento, o Diretor de Ciências Agrárias Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales, ressaltou a grandeza da competição, considerada a maior competição mundial de divulgação científica. "É incrível ver o auditório do Museu do amanhã lotado para ver pesquisadores falando de ciência de forma inusitada e criativa! Esse é o Brasil que todos queremos!", enalteceu Morales.

Para a jornalista da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Jurberg, que compôs a comissão julgadora, a final do FameLab foi mágica. "Tanto nas performances dos candidatos como pela reação da plateia, inclusive das crianças fascinadas pelos diversos temas científicos apresentados de formas tão variadas, interessantes e divertidas", reforçou Claudia, bolsita de Produtividade em Pesquisa do CNPq, lembrando do comentário que ouviu de uma criança, ao sair do evento, dizendo que aquele tinha sido o melhor dia de sua vida. "Um comentário que vale mais do que qualquer nota ou colocação", afirmou.

"O certo é que todos os finalistas são vencedores, pois conseguiram tocar mentes e corações e transformar a ciência em algo compreensível pela sociedade", completou a pesquisadora.

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2018, a competição acontece pela terceira vez no Brasil, organizada pelo British Council em parceria com o CNPq, a Confap, a Fapesp e o Museu do Amanhã.

FONTE DA NOTÍCIA: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

04/05/2018