Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Análise do perfil dos doutores com formação plena no exterior

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou ontem (29), o estudo Doutores Brasileiros Titulados no Exterior (1970 – 2014). O levantamento aponta, por exemplo, que as  doutoras tituladas no exterior representam, desde 2012, mais de 60% dos brasileiros que obtiveram esse título em outros países.  

lançamento será feito durante o seminário Doutores Brasileiros Titulados no Exterior 1970-2014, que será realizado das 15h às 17h30 na sede do CGEE, em Brasília.

Ainda de acordo com o estudo do CGEE, as doutoras tituladas no exterior ainda ganham menos que os doutores que também se formaram em outros países. Elas recebem uma média de 83,5% do salário dos homens.

A análise do perfil dos doutores com formação plena no exterior foi feita pelo CGEE a partir de dados coletados na Plataforma Lattes/CNPq e na RAIS/TEM. Foi analisado um total de 14.173 perfis.

O estudo integra um esforço do CGEE para avaliar a formação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação no Brasil e subsidiar a formulação de políticas públicas na área. 

Fonte: CGEE

 

Término: 
06/04/2016

Desenvolvido por IFUSP