Artigo da Profa. Emico Okuno publicado no Jornal da USP

Rejeitos radioativos

Emico Okuno é professora do Instituto de Física da USP

Por  - Editorias: Artigos - URL Curta: jornal.usp.br/?p=255800

O jornal O Estado de S. Paulo publicou em 16 de maio de 2019 a matéria “Secretário-geral da ONU alerta para risco de vazamento radioativo no Pacífico: António Guterres profere um discurso aos estudantes de Fiji e diz que a estrutura construída na Ilha de Runit é ‘caixão’ herdado da Guerra Fria, e ressalta que habitantes da região precisam de ajuda para lidar com consequências dos testes nucleares”. O depósito de resíduos de testes nucleares dos Estados Unidos fica no arquipélago das Ilhas Marshall, nos atóis de Bikini e Enewetak, no Pacífico.

Por sua vez, a revista Galileu, na edição online de 29 de maio de 2019, publicou a matéria “Testes nucleares ainda causam vazamentos radioativos no Oceano Pacífico”.

Assim, a polêmica sobre rejeito nuclear volta ao noticiário.

Rejeito nuclear radioativo é termo técnico para lixo nuclear que pode ter várias origens: material usado na medicina e na indústria; acidentes como o de Goiânia; combustível exaurido de reator nuclear. Esses rejeitos podem ser classificados de acordo com a atividade. Neste artigo trataremos somente dos rejeitos de reatores nucleares.

O artigo completo pode ser lido no link abaixo:

31/07/2019