Artigo do Prof. Otaviano Helene no Jornal da USP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Artigos - 01/09/2017

Algum dia será preciso ranquear os rankings?

Otaviano Helene é professor sênior do Instituto de Física e ex-presidente da Associação de Docentes da USP

Por Redação - Editorias: Artigos

Ranqueamentos de universidades, amplamente divulgados pela mídia, viraram quase uma epidemia. Muitas pessoas, impossibilitadas de terem acesso a informações mais adequadas, acabam por tirar conclusões muito mais gerais, e erradas, do que os rankings permitem.

Os ranqueamentos consideram, basicamente, a produção científica e a formação de pessoas, características avaliadas a partir de vários indicadores, como número de publicações científicas, número de alunos por professor (quanto menor, melhor), opiniões de pesquisadores sobre a instituição avaliada, presença de ex-alunos entre altos dirigentes de grandes empresas, opinião de empregadores sobre os estudantes formados, quantidade de ganhadores do Prêmio Nobel e da Medalha Fields entre os ex-alunos e no corpo docente, entre outros. E isso é feito para as diferentes áreas de conhecimento.

O artigo completo pode ser lido no link abaixo:

11/09/2017