Artigo do Prof. Paulo Artaxo na Nature Climate Change

O Prof. Paulo Artaxo Netto, docente do Instituto de Física da USP e Jeffrey Q. Chambers, docente do Departamento de Geografia, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos E.U.A, publicaram na última segunda-feira, dia 20.02, na prestigiosa revista Nature Climate Change, um artigo do tipo News and Views sobre alteração na precipitação de chuvas em Rondônia devido ao desmatamento regional. Os pesquisadores fizeram uma análise do impacto destas mudanças na ciclagem de carbono e outros efeitos climáticos.

O artigo está em anexo e também pode ser acessado on line em:

Jeffrey Q. Chambers and Paulo Artaxo. 2017. Deforestation size influences rainfall. NATURE CLIMATE CHANGE.ADVANCE ONLINE PUBLICATIONwww.nature.com/natureclimatechange

O Observatório do Clima fez uma matéria de divulgação:

Desmatamento encurrala chuva na Amazônia

Aumento da área desmatada em Rondônia nos últimos 30 anos alterou regime de chuvas, mostram cientistas; mecanismo pode ter implicações para produtividade da agricultura. Site Observatório do Clima.

31/03/2017