Artigo no Jornal da USP sobre Tecnologias Quânticas 2.0

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DA USP

Investimentos em tecnologias quânticas 2.0 ganham o mundo

Gabriel Landi é prof. do Instituto de Física e coordenador do grupo de Termodinâmica Quântica e Transporte Quântico da USP

Por  - Editorias: Artigos - URL Curta: jornal.usp.br/?p=225152

GABRIEL LANDI - FOTO: Arquivo pessoal

A mecânica quântica é, sem dúvida, a teoria mais peculiar de toda a física. Desenvolvida em meados da década de 1920, ela é capaz de explicar com enorme precisão o comportamento de sistemas microscópicos, como átomos e moléculas. Hoje, ela forma a base para o nosso entendimento de diversos ramos da ciência, como a física nuclear, a química e a ciência dos materiais. Tecnologias essenciais ao nosso dia a dia, como computadores, smartphones, lasers, telecomunicações etc., só existem graças ao desenvolvimento da mecânica quântica. Estima-se que pelo menos 30% do PIB mundial esteja diretamente relacionado a ela.

O artigo completo pode ser lido no link abaixo:

28/02/2019