Atividades do ICTP-SAIFR: papos de física e outras

O ICTP - Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, entidade criada em parceria com o ICTP-Trieste, a FAPESP e a UNESP, promove minicursos gratuitos para alunos do Ensino Médio com os seguintes temas:

1. A Física do Universo – Cosmologia:  7-28 de abril

Palestrante: Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

2. Relatividade e Gravitação: 26 de maio – 9 de junho

Palestrante: Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP & Perimeter Institute, Canadá)

3. Mecânica Quântica: 15-29 de setembro

Palestrante: Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP & Perimeter Institute, Canadá)

4. Ondas: 6-13 de outubro

Palestrante: Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP)

As atividades, promovidas em parceria com o Instituto Perimeter, centro de referência mundial para Física Teórica, tem como objetivo dar uma base e mostrar aos alunos conceitos de Física moderna e descobertas científicas recentes, visando atrair futuros talentos para a área.

Os cursos são gratuitos e as aulas ocorrerão aos sábados, das 10h às 13h, no Auditório do IFT-UNESP, na Barra Funda - São Paulo.

Para participar, é necessário concorrer preenchendo um breve questionário e fornecendo o contato eletrônico do(a) professor(a) de Física, a quem será solicitado uma pequena carta de recomendação.

Inscrições abertas até 30/3/18 para o minicurso de abril . E até 18/5/2018 para os minicursos subsequentes.

Para se inscrever e mais informações, acesse: http://sictp3.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/

Workshop para professores do ensino médio - edição 2018
Além disso, nos dias 29 e 30 de setembro de 2018, o ICTP-SAIFR vai organizar, no Instituto de Física Teórica da Unesp, o workshop Cutting-edge In-class Physics Resources para professores do ensino médio também em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics. O workshop abordará conceitos desafiadores da física moderna, tais como a dualidade onda-partícula, matéria escura, astronomia e física de partículas trazendo estes assuntos para a vida real através de uma série de atividades interativas. Cada professor participante terá acesso a um pacote completo de recursos que poderão ser compartilhados posteriormente com seus estudantes em sala de aula.O workshop é gratuito e será em inglês.

Inscrições abertas até 21/9/18.

Para se inscrever e para mais informações, acesse: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/perimeterw-2018/

===============================================================================

Papos de Física

Data: 5 de abril de 2018, das 19:30 às 21h

Local: Tubaína Bar (R. Haddock Lobo, 74 - Consolação), São Paulo, SP

Palestrante: Ivone Albuquerque (IF-USP)

Título: Em busca do lado escuro do Universo

O nosso conhecimento sobre a constituição do Universo é ainda bastante restrito. Sabemos identificar muito bem apenas 5% desta constituição. Nesse papo, falarei sobre a matéria do Universo e em particular sobre os 80% que ainda não sabemos identificar e que é chamada de matéria escura.

O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

O PALESTRANTE:

Realiza pesquisa na área de astrofísica de partículas, com investigações sobre matéria escura e neutrinos. Formada pela USP, com pós-doutorados na Rutgers University e na Universidade de Chicago, foi também pesquisadora no Fermilab e na Universidade da California - Berkeley. Atualmente é professora no Instituto de Física da USP.

A programação semestral está disponível em: http://www.ictp-saifr.org/papos

==================================================================

Ciência em Diálogo: Física e Arte

Data: 6 de abril de 2018, das 19:00 às 20:30

Local: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 - Consolação), São Paulo, SP

Título: Fotografia Espacial, com Raul Abramo e Cristina Bonfiglioli

A visão da Terra desde o espaço remove o horizonte e o ponto de fuga com os quais nos orientamos. A perda de centralidade afasta o observador, forçando um novo olhar. As imagens astronômicas percorrem o caminho inverso, registrando um Universo sem horizonte desde a perspectiva da Terra. Uma doutora em ciências da comunicação e um astrofísico debaterão o papel da luz, da cor e da distância para fotógrafos e astrônomos.

O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

"Ciência em Diálogo; Física e Arte" é uma série mensal de debates organizada via uma parceria entre o ICTP-SAIFR e o Instituto Moreira Salles​. Nela um cientista e um não-cientista são convidados a debater assuntos de interesse comum com a ajuda do moderador Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP/ICTP-SAIFR). A entrada é gratuita. Lugares limitados com distribuição de senhas 30 minutos antes do evento

OS DEBATEDORES:

Luis Raul Abramo é professor do IF-USP e pesquisador visitante nas Univ. de Princeton e Univ. de Pennsylvania. Trabalha nas áreas de cosmologia e astrofísica.

Cristina Bonfiglioli é doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP e desenvolve um segundo doutorado junto ao MAC-USP em que pesquisa os laços entre arte, tecnologia e ciência na percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica.

FONTE DA NOTÍCIA:

Jandira - ICTP-SAIFR