Boletim Acontece - Adoção do ORCID na USP

Boletim Acontece - SIBI-USP

Ultrapassamos os 4 Mil Registros ORCiD coletados. Campanha de adoção do ORCiD na USP continua

Link: http://www.sibi.usp.br/?p=19836

Campanha de adoção do identificador ORCiD na USP ultrapassa da marca dos 4.000 registros associados à Universidade, segundo dados coletados na Universidade. No âmbito geral, já são mais de 10 mil ORCiD registrados com e-mail usp.br, de acordo com informações da ORCID (Gráfico 1). Esperamos em breve ampliar a Campanha na USP, considerando:

• O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, único capaz de integrar-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), e projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando também maior visibilidade das atividades e publicações.
  • Recentemente, instituições como a CAPES e revistas internacionais como a Nature passaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos. Em breve, isso também vai acontecer na Universidade de São Paulo.
  • O registro ORCiD deve ser entendido como instância de visibilidade internacional do perfil do docente e dos alunos de pós-graduação da Universidade. Isso implica que não apenas haja a criação do registro ORCiD, como também seja feito o correto e completo preenchimento dos dados de biografia, formação, emprego, financiamentos e trabalhos, além da variação de nome.É recomendado que as informações estejam públicas, para que possam ser vistas por todos.

A partir do levantamento realizado em janeiro de 2018, foram contabilizados os registros coletados de 1.223 docentes, 2.215 alunos de pós-graduação, 159 funcionários não-docentes, 156 ex-alunos, 146 alunos de graduação, 104 pertencentes a outras categorias (candidatos, externos, etc), conforme demonstra o Gráfico 2 abaixo.

Também foram contabilizados os registros coletados por Unidade (Faculdades, Institutos, Centros e Museus). A Escola Politécnica (EP) foi a Unidade que, até agora, teve o maior número de registros ORCiD vinculados à USP, com 319 registros, seguida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), com 295 registros, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), com 282 registros (Gráfico 3). Os registros associados a cursos Interunidades somaram 80 registros.

Crie ou associe seu ORCiD à USP no link: http://www.usp.br/orcid

O cadastramento e atualização de informações no ORCiD são muito importantes e extremamente simples. Após o registro inicial de seus dados, incluindo as variações de seu nome, certifique-se de que as informações referentes à Biografia, Educação e Emprego estejam corretas e atualizadas. Em seguida, caso tenha, preencha os campos referentes ao Financiamento (incluindo Fapesp). Integre seu registro a outros sistemas de identificação como ResearcherID, Scoups ID e Crossref (DOI). Adicione ou importe então seus Trabalhos.

Para mais informações, consulte o Tutorial ORCiD ou fale com o(a) Bibliotecário(a) da sua Unidade.

FONTE DA NOTÍCIA:

Elisabeth Adriana Dudziak