Boletim IEA-USP - Edição 248

BOLETIM IEA-USP

Edição 248 — 12 de maio de 2017

Pesquisador analisa produção de conhecimento com recursos computacionais

Inteligência artificial, aprendizado de máquinas e computação cognitiva têm aparecido de forma constante na mídia, em filmes e séries, mas pouco se sabe sobre sua viabilidade. No seminário Novas Formas de Produzir Conhecimento: Elas Existem Mesmo?, o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, irá responder à pergunta título do encontro por meio da análise criteriosa dos recursos computacionais já disponíveis para a geração de conhecimento, avaliando seus possíveis impactos. A atividade acontece no dia 19 de maio, às 10h, na Sala de Eventos do IEA, e terá transmissão ao vivo  pela internet.

Seminário avalia adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo

Os resultados da adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo, obrigatoriedade estabelecida em 2008 por emenda à Lei Orgânica do Município, serão analisados no seminário Programa de Metas: Balanço e Perspectivas, que se realiza no dia 22 de maio, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela web. O encontro discutirá também as perspectivas desse tipo de iniciativa no atual contexto político brasileiro, levando em consideração que tramita no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional para tornar obrigatória a adoção de um progra ma de me tas por todos os municípios, estados e União.

Grupo resgata origens do Curso Experimental de Medicina e do Hospital Universitário da USP

Um seminário organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina fará um retrospecto dos elementos sócio-históricos envolvidos na concepção do Curso Experimental de Medicina (CEM), criado em 1968 na Faculdade de Medicina da USP, e sua relação com a origem do Hospital Universitário. Com uma proposta de formação voltada para medicina comunitária e atenção primária, o CEM carecia de uma infraestrutura hospitalar específica, que se concretizaria, anos depois do encerramento do CEM, no Hospital Universit&aac ute;rio (HU) da USP. A atividade acontecerá no dia 23 de maio, das 11h30 às 13h, no auditório do HU. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Encontro discute abordagem do conceito de imprensa pelos cursos de jornalismo

Os discursos que rondam as definições e o conceito de imprensa e a forma como isto é abordado no ensino de jornalismo serão tratados no seminário Um Conceito de Imprensa para os Cursos de Jornalismo, organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade no dia 24 de maio, às 14h, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela web. O debate se baseará nos textos "Uma profissão, um conceito", do jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Eugênio Bucci, e "Medios, mercados y consumidores: la prensa seria como espina dorsal de la esfera publica política&qu ot;, de Jürgen Habermas. Bucci será um dos expositores, ao lado de Dennis de Oliveira, também professor da ECA.

Jurimetria, uma moderna ferramenta para instituições jurídicas

Juizados e tribunais têm utilizado cada vez mais uma técnica que funde direito e estatística, a jurimetria. Ela representa a possibilidade de mensurar fatos jurídicos, além de apontar probabilidades para o planejamento na advocacia e na elaboração de leis. No dia 25 de maio, às 10h e na Sala de Eventos do IEA, o matemático Flávio Ulhoa Coelho e o advogado Marcelo Guedes Nunes irão abordar o tema no seminário Jurimetria. Nunes entende que a ferramenta pode ajudar a sociedade, pois auxilia na elaboração de leis mais aderentes à realidade social, desenvolvendo instituições jurídicas mais justas e voltadas às aspirações políticas da sociedade . O evento será transmitido ao vivo pela web.

REVISTA

Revista 'Estudos Avançados' apresenta propostas para o país sair da crise econômica

Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor emérito da FGV-SP e ex-ministro da Fazenda, é o organizador do dossiê “Saídas para a Crise Econômica”, destaque da edição 89 da revista “Estudos Avançados”. São 12 artigos escritos por 13 economistas. Segundo o editor da publicação, Alfredo Bosi, a proposta foi reunir um conjunto de textos em que "economistas provadamente competentes exponham seus pontos de vista e formulem propostas viáveis de curto ou longo prazo". A edição traz ainda a segunda parte do dossiê "Dilemas Ambientais e F ronteira s do Conhecimento"; dois artigos comemorativos do 30º aniversário do IEA; ensaios sobre estética, cinema e literatura; e resenhas de quatro livros.

PESQUISA

Como ficar doente se tornou expressão proibida no mundo moderno

"Homem Moderno: Um Animal Privado Socialmente do Direito de Adoecer" é o projeto que o patologista experimental Frederico Azevedo da Costa Pinto realiza durante ano sabático do IEA em 2017. Segundo ele, desânimo, prostração e falta de apetite são sinais claros que os animais emitem quando estão doentes. “É a forma de dar um tempo para o organismo se recuperar e de preservar o grupo social de adoecer. Mas esse comportamento está cada vez mais reprimido nas sociedades modernas pela forma como a produtividade dos trabalhadores é encarada”, diz. Ele irá comparar a situação em diversos países, percorrer a evolução histórica e avaliar os investimentos em pesquisa e divulgação de fármacos voltados ao alívio momentâneo do mal-estar de certas doenças.

Fonte da notícia:

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary Plonski — Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski,Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922
19/05/2017