Boletim IEA-USP nº. 252, de 21.08.2017

Edição 252 — 21 de agosto de 2017 / Issue 252 — August 21, 2017

ESPECIAL CÁTEDRA OLAVO SETUBAL

Danilo Miranda e Emanoel Araujo fazem conferência sobre instituições culturais

O diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e o diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, serão os personagens centrais de encontro que discutirá as contribuições e o papel das instituições culturais em São Paulo. A atividade Instituições Culturais I acontece dia 22 de agosto, às 14h30, no Museu Afro Brasil, e integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão”. A moderação será de Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. A atividade terá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Próximos encontros da Cátedra discutirão papel dos dirigentes culturais e resgatarão a história de grandes exposições

A programação do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" continua pelo mês de setembro e vai até novembro deste ano. Além da continuação do debate sobre instituições culturais, haverá encontros para tratar dos dirigentes que marcaram a cena cultural brasileira e dos que hoje estão à frente dos principais institutos e museus. Outras cinco atividades irão resgatar a história das exposições que mudaram o panorama cultural brasileiro, quebrando barreiras e criando novos paradigmas. Entre os conferencistas, já estão confirmados nomes como Eduardo Saron, Heitor Martins, Paulo Herkenhoff, Nelson Brissac, Justo Werlang, Agnaldo Farias e Frederico Morais. A programação de datas j á está definida, mas devido à quantidade de convidados envolvidos, ainda há horários e locais em aberto.

Ricardo Ohtake: uma trajetória dedicada à arte e à política

A confluência da arte e da política na carreira de Ricardo Ohtake foi o tema do encontro inaugural da programação da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência no segundo semestre de 2017. Realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 15 de agosto, o evento foi uma oportunidade para o resgate da memória da gestão cultural em São Paulo. As atividades de Ohtake nesse campo e também como militante político, artista e designer gráfico foram contextualizadas por cinco personalidades das áreas de pesquisa, produção artística, crítica e gestão cultural.

FONTE DA NOTÍCIA:

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary Plonski — Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.briea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922
25/08/2017