Bolsas ajudam alunos a se manterem na USP

Matéria do Jornal da USP

Bolsas ajudam alunos de baixa renda a se manterem na USP

Auxílios emergenciais podem ser concedidos a ingressantes que necessitam de apoio imediato

Passar no vestibular mais concorrido do País é o sonho de mais de 100 mil estudantes que prestam a Fuvest todo ano. Porém, depois de vencer esse desafio, os alunos da USP esbarram em uma nova questão: como permanecer na Universidade? A USP estabeleceu a meta de ter 50% dos seus alunos oriundos da escola pública até 2018, entretanto, tão importante quanto atrair mais alunos de baixa renda é garantir que eles concluirão seus cursos. Para isso, surgiu em 2006 o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que visa a auxiliar estudantes de graduação com dificuldades socioeconômicas a se manterem na Universidade.

Todo ano, durante o período de matrícula, a Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP abre inscrição para os pedidos de apoio e bolsas de permanência. São quatro tipos de auxílios, com duração de 12 meses: o apoio-moradia, que consiste em vaga gratuita nas moradias estudantis da USP ou auxílio financeiro mensal de R$ 400; auxílio-alimentação; auxílio-livros, no valor de R$ 150, para serem utilizados nas livrarias da Editora da USP (Edusp); e o auxílio-transporte, no valor de R$ 200, apenas para alunos dos campi do interior. Esses dois últimos auxílios, livros e transporte, são pagos apenas nos meses letivos.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

13/03/2017