Brasil é 19º em ranking global de mudanças climáticas

MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA ELETRÔNICA VIX CIÊNCIA
 
Brasil é 19º em ranking global de mudanças climáticas: no que o país erra e acerta?
 
Por LUIZ FELIPE SILVA
 
Um trabalho integrado de três organizações internacionais dedicadas à compreensão dos fenômenos da mudança climática, Climate Action International, NewClimate Institute e Germanwatch, organizou dados globais sobre o desempenho dos 60 países de maior impacto ambiental.
 
No Climate Change Performance Index 2018, o Brasil foi apontado na 19ª posição, o primeiro entre os países classificados com desempenho médio. O ranking considera quatro aspectos para definir a pontuação: emissão de gases de efeito estufa (40% da pontuação geral), políticas climáticas, uso de energia e energia renovável. Poucos anos atrás, em 2012, o país estava na 4ª colocação, à frente até países tradicionalmente sustentáveis, como Suécia e Noruega.
 
O VIX consultou dois dos principais especialistas no tema, o professor de Física da USP Paulo Artaxo Netto, que estuda alterações climáticas desde 1985, e Andrea Santos, secretária executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), para explicar o que o Brasil tem feito de certo e de errado do ponto de vista ambiental.
 
A matéria completa pode ser lida no link abaixo:
 
Término: 
23/04/2018