Brasileira coordena grupo de pesquisa internacional

MATÉRIA DA REVISTA PESQUISA FAPESP

Marcelle Soares-Santos: Caçadora de colisões

Física brasileira coordena grupo que procura emissões luminosas associadas à produção de ondas gravitacionais

RICARDO ZORZETTO | ED. 261 | NOVEMBRO 2017

Na manhã de 16 de outubro, a física Marcelle Soares-Santos era a única brasileira entre os 16 líderes de grupos de pesquisa que anunciaram em uma entrevista na sede da National Science Foundation, nos Estados Unidos, a observação de um fenômeno que pode transformar o que se conhece sobre o Universo.

Aos 36 anos, Marcelle é professora na Universidade Brandeis e pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory, o Fermilab, um dos mais importantes laboratórios de física de partículas do mundo, ambos nos Estados Unidos. Nascida em Vitória, Marcelle graduou-se em física na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e fez mestrado e doutorado em astronomia na Universidade de São Paulo (USP). Chegou ao Fermilab em 2010 para um estágio de pós-doutorado e auxiliou na construção de um dos maiores detectores de luz já construídos: uma câmera de 570 megapixels que está instalada em um telescópio no Chile para mapear 300 milhões de galáxias no projeto Dark Energy Survey (DES). Hoje, ela coordena no DES uma equipe que busca a luz emitida por eventos que geram ondas gravitacionais.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

11/12/2017