Campanha de adoção do ORCiD na USP

Esta semana (23 de outubro de 2017) foi lançada a Campanha de adoção do ORCiD na USP, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRP) em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP). Docentes e alunos receberam uma mensagem para criar ou associar o registro.

ORCID iD é um identificador único, gratuito e persistente de 16 dígitos (É algo como “0000-0002-0123-208X.“) que segue o indivíduo ao longo da sua carreira, independente de sua formação ou afiliação. Os Registros ORCiD armazenam informações como nome, e-mail, formação, emprego e atividades, tais como publicações, financiamentos, patentes e registro de outros trabalhos acadêmicos, por meio de uma interface que permite gerir a privacidade de seus dados. Recentemente, instituições como a CAPES e revistas internacionais como a Naturepassaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos.

Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP coletar e gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos).

Mais informações podem ser encontradas no website: http://www.usp.br/orcid ou nos links abaixo:

O que é ORCiD
30 segundos para criar seu ORCiD
Tutorial_ORCID_2017
FAQ – Frequently Asked Questions
Lista de Instituições afiliadas à ORCID

Para mais informações ou orientações, envie mensagem ao atendimento@sibi.usp.br, a/c Elisabeth Dudziak.
30/11/2017