Carta do Diretor do IFUSP sobre os recentes ataques do Presidente ao INPE

O Prof. Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da USP, afastado para exercer o cargo de diretor do INPE, foi ofendido pelo presidente da república, apenas por estar cumprindo seu dever.

O Prof. Galvão é um cientista reconhecido nacional e internacionalmente e, por isso, foi escolhido para dirigir o INPE, uma instituição também reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade e seriedade de seu trabalho.

O presidente e seu ministro de segurança institucional não gostam dos dados sobre o desmatamento na Amazônia que o INPE apresenta para o Brasil e para o mundo. Muitos brasileiros também não, pois se preocupam com o futuro da Amazônia e do planeta.

Acusações levianas e falsas à instituição ou ao seu diretor não vão mudar o alarmante aumento do desmatamento detectado pelos satélites e divulgado pelo INPE. O Instituto de Física da USP reconhece o excelente e relevante trabalho que vem sendo realizado pelo INPE e se solidariza com seu diretor e seus pesquisadores diante dos lamentáveis ataques sofridos.

Marcos N. Martins, diretor do IFUSP.

Imagem: Divulgação / Funcionários INPE
31/12/2019