Chamada conjunta FAPESP com o Belmont Forum

A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas conjunta com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais.

A chamada “Sustainable Urbanisation Global Initiative” visa reunir grupos integrados de pesquisadores das ciências naturais, engenheiros, cientistas sociais, empresas e tomadores de decisão urbanos para o desenvolvimento de projetos que exijam inovação e pesquisa colaborativa, internacional, interdisciplinar e transdisciplinar.

A chamada é apoiada por agências ligadas ao Belmont Forum em diversos países e por agências que integram o Joint Programming Initiative (JPI) Urban Europe.

Propostas podem endereçar os setores de alimentos, água e energia em abordagens integradoras nos temas: “Robust Knowledge, Indicators and Assessments”; “Multi-level Governance and Management of the Food-Water-Energy Nexus”; e “ Managing Potential Strategies and Solutions to address emerging Risk and Tradeoffs at the intersection of Sustainable Urbanisation and the FWE Nexus”.

A chamada financiará projetos de pesquisa colaborativos de grupos multinacionais por até 36 meses, com início em meados de 2018, que serão selecionados em duas etapas (de pré-propostas e, para os escolhidos nesta etapa, de propostas completas).

O prazo para envio das pré-propostas é 15 de março de 2017.

Orientações para a chamada “Sustainable Urbanisation Global Initiative” estão disponíveis em: www.fapesp.br/en/10682.

Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em www.sugi-nexus.org, no Linkedin (em Future Earth Open network) e no Twitter.

Fonte da notícia: Agência FAPESP
15/03/2017