Chamada entre Brasil e União Europeia (Projeto Incobra)

Projeto Incobra abre nova chamada para cooperação entre Brasil e União Europeia

29 de setembro de 2017

Agência FAPESP – O consórcio Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union (Incobra) – que constitui um dos subprogramas do Horizonte 2020 da União Europeia (UE) e que, por meio de acordo, inclui a FAPESP – lança chamada para a criação de uma rede de cooperação bilateral Brasil-Europa. O objetivo é fomentar e fortalecer a cooperação mútua entre atores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) brasileiros e da UE. O prazo de inscrição de propostas encerra em 15 de dezembro.

O envolvimento de instituições de PD&I brasileiras e europeias, dispostas a realizar atividades de cooperação mútua, será amplamente estimulado. O projeto financiará encontros técnicos e workshops entre empresas e atores de inovação nas cinco áreas prioritárias definidas no diálogo político entre a União Europeia e o Brasil. São elas: bioeconomia, segurança alimentar e agricultura sustentável; energia; nanotecnologia; TICs; e pesquisa marinha.

A chamada selecionará cinco redes bilaterais de cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – com membros do Brasil e da Europa – e fornecerá uma série de serviços de consultoria. Os selecionados terão acompanhamento desde os passos iniciais, apoio em suas atividades, promoção da interação e integração, além de um subsídio em dinheiro (19.500 euros) por rede a ser utilizado para a organização de reuniões de trabalho e para despesas de viagem de seus representantes.

As propostas devem ser submetidas por organizações de PD&I públicas ou privadas (incluindo pequenas e médias empresas de base tecnológica com foco em PD&I), em forma de grupos, redes ou consórcios.

A chamada priorizará uma cooperação sustentável a longo prazo. “As redes que o projeto pretende alcançar podem ser centros de excelência, centros de competência ou clusters, entre outros tipos formados por organizações europeias e brasileiras que operam nas áreas prioritárias, inclusive podem se inscrever aquelas que já participaram de outros projetos entre Brasil e UE”, explica a diretora de projetos e serviços do Incobra, Laura Monasterio.

Podem se candidatar redes existentes de PD&I formadas por organizações brasileiras ou europeias que atuem nas áreas prioritárias do programa e que já realizem atividades bilaterais ou que tenham interesse em começar uma atividade conjunta. São elegíveis consórcios preexistentes nos últimos três anos e projetos cooperativos entre Brasil e União Europeia que desejem continuar trabalhando em conjunto, garantindo assim a sustentabilidade de seus projetos. A formação das redes poderá incluir, de modo geral: centros de excelência, centros de competência, clusters, plataformas tecnológicas, parceiras para inovação, comunidades de inovação, PMEs, universidades, incubadoras, aceleradoras de negócios, parques científico-tecnológicos, centros de pesquisas, dentre outros tipos redes de PD&I.

As cinco redes serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: redes ou iniciativas similares que atuem dentro de uma das áreas temáticas prioritárias do projeto Incobra de PD&I entre BR-UE; inclusão ou apoio do envolvimento de atores industriais e privados de PD&I; incorporação de parceiros de regiões/países com níveis distintos de desempenho em PD&I; redes que apresentem uma proposta aos programas BR-EU; redes que possuam pesquisadores que se beneficiaram de programas de mobilidade, como, por exemplo, Ciência sem Fronteiras, Marie Curie, entre outros.

Os interessados devem preencher o formulário on-line, incluindo estimativa de custos e qualquer outra informação que considerar relevante. Todas as propostas deverão ser submetidas em inglês.

Em seguida, os participantes receberão uma notificação informando que a proposta foi submetida corretamente. A lista de candidatos e a lista de redes selecionadas serão publicadas no site do Incobra.

A íntegra da chamada está disponível no endereço:

Fonte da notícia: Agência FAPESP

15/12/2017