Chamada Propasp: DAAD e Fapesp (Inscrições até 29.03.19)

No final de 2018, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) assinaram acordo, intitulado Propasp (Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo). A novidade é uma ótima oportunidade de fomento à pesquisa conjunta para pesquisadores paulistas e alemães, em todas as áreas de conhecimento.

A primeira chamada do Propasp, que foi lançada oficialmente no último dia 29 de janeiro, está com inscrições abertas até 29 de março de 2019. Os contemplados terão incentivo com despesas de viagem e estadia durante o período no país parceiro.  Cada projeto terá o suporte inicial durante dois anos, que poderão ser prorrogados por mais dois anos.

O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos do estado de São Paulo e da Alemanha, vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma em São Paulo e uma na Alemanha. Para se candidatar ao programa, é necessário que os pesquisadores paulistas já recebam financiamento da Fapesp em programas específicos (
saiba mais aqui). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.

Os professores paulistas devem apresentar suas candidaturas junto à Fapesp. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao Propasp no lado alemão.

Cronograma:
29 de janeiro: lançamento do edital
Até 29 de março de 2019: inscrição das propostas
Até junho de 2019: análise dos projetos
A partir de agosto de 2019: início das atividades dos projetos selecionados

Mais informações sobre o 1º edital de 2019 aqui.

Mais informações sobre essa parceria clique aqui!

FONTE DA NOTÍCIA: DWIH-SP

29/03/2019