A Ciência brasileira perde um de seus pensadores

A Ciência Brasileira Perde um de seus Pensadores.

Professor Hamburger na Estação Ciência da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens.

Nesta quarta-feira, 04.07.2018, a ciência brasileira ficou menor. Com muita tristeza foi recebida a notícia do falecimento do Prof. Ernst Wolfgang Hamburger, docente do Instituto de Física da USP.

Após sua formação em Física na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, o Prof. Hamburger parte para o EUA, onde obtém seu doutorado na Universidade de Pittsburgh em 1959. Ao retornar ao Brasil, contribui para a consolidação da área de Física Nuclear.

Além de reconhecido pesquisador, a atuação do Prof. Hamburger se destaca por ter participado ativamente da formação da comunidade científica brasileira. Foi um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de Física, um dos primeiros presidentes da Associação dos Docentes da USP, conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Como educador, não apenas foi um docente que marcou a vida de toda uma geração de cientistas, como é um dos precursores das pesquisas em Ensino de Física. Em 1970 organizou o I Simpósio Nacional de Ensino de Física, que se tornaria um dos eventos regulares mais importantes desta área, e em 1973 colabora com a criação do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, à época reunindo o Instituto de Física e a Faculdade de Educação. Também se dedicou à divulgação científica, tendo como um dos marcos mais reconhecido de sua carreira a direção da Estação Ciência.

Com informações do Professor Ivã Gurgel (IFUSP).

31/07/2018