Ciclo do Convite à Física é destaque no JUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria Extensão - 28/04/2017

Ciclo de encontros apresenta os “pilares” da física teórica

Atividades são do projeto Convite à Física e acontecem semanalmente na Cidade Universitária

Por Redação - Editorias: Extensão

Mecânica clássica, quântica, estatística e eletromagnetismo. Para quem está ingressando no ensino superior ou está estudando para o vestibular, ou mesmo para quem simplesmente se interessa por ciência, esses são tópicos fundamentais, já que representam os “pilares” da física teórica. Neste semestre, o Convite à Física vai tratar justamente deles, apresentando de maneira simples e motivadora alguns conceitos da área.

O primeiro encontro será na próxima quarta-feira, dia 3 de maio. O professor Diego Trancanelli, do Instituto de Física (IF) da USP, apresenta o tema O Mínimo Teórico: Mecânica Clássica, introduzindo ideias fundamentais como o princípio de mínima ação, a unificação da física e a relação entre simetria e conservação. Fará também uma breve excursão sobre a formulação da mecânica quântica em termos de integrais de caminho.

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes na graduação na USP, independente da área ou carreira que estejam cursando. Ele é organizado pelo Departamento de Física Matemática do IF desde 2004 e, a partir de 2007, tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

O objetivo é apresentar a física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível, discutindo seus métodos, suas contribuições à visão que temos do mundo e suas aplicações diversas a outras ciências e à tecnologia em geral.

No próximo semestre, os colóquios trarão assuntos mais avançados, abrangendo da relatividade geral à física de partículas, da matéria condensada à teoria de cordas e holografia.

"O Mínimo Teórico: Mecânica Clássica"

Palestrante: Diego Trancanelli
Data: 3 de maio, quarta-feira
Horário: 18 horas