CNPq e DAAD lançam edital conjunto

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançam edital para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha.

O objeto da chamada é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento. São oferecidas 30 bolsas pelo CNPq, 30 pela Capes e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior.

O programa prevê ainda um curso de alemão, cuja duração será definida de acordo com o nível de proficiência dos candidatos no idioma, área de pesquisa na Alemanha e os pré-requisitos da universidade anfitriã. Além de gratuidade nas mensalidades, os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio adicional caso morem em cidades consideradas de alto custo.

Para concorrer às bolsas, é preciso: ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha, apresentar o projeto de pesquisa científica (em dois idiomas "português e alemão" ou "português e inglês"), não ter recebido anteriormente bolsa das agências brasileiras para realização de estudos no mesmo nível pretendido, não ter o título de doutor, o Currículo Lattes deve estar atualizado até a data da inscrição, ter mestrado, entre outros.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo candidato, exclusivamente via internet por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, até as 23h59min do dia 08 de junho de 2017, horário oficial de Brasília, mediante o preenchimento do formulário de proposta online, disponível em: http://carloschagas.cnpq.br.

Acesse no link abaixo o edital e saiba mais:

Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
08/06/2017