Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade

“Prezados,

Está aberto o prazo de inscrição de comunicações para o “Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada”.

A ser realizado entre os dias 8 e 10 de outubro de 2019 no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, o Colóquio parte da constatação de que o emprego e discussão de conceitos relacionados à probabilidade têm ocupado, gradativamente, uma posição proeminente no debate filosófico contemporâneo. Tornou-se dificultoso compreender, em especial, contribuições de áreas como epistemologia e filosofia da ciência sem conhecer, minimamente, definições e resultados da teoria de probabilidade. A partir desse cenário, emergiu internacionalmente uma colaboração interdisciplinar entre filósofos que nela se amparam e os demais pesquisadores que a investigam, tais como matemáticos, físicos, estatísticos e cientistas da computação.

O Colóquio tem como objetivo justamente contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em Filosofia e Probabilidade no Brasil. Para tanto, busca não somente reunir e fomentar pesquisa nessa área, como também instrumentalizar e preparar discentes interessados em iniciar pesquisas nela. Assim sendo, a iniciativa estimula tanto uma formação básica em Filosofia e Probabilidade quanto a investigação em temas a ela relacionados. De modo a satisfazer a tais objetivos, renomados pesquisadores foram convidados para ministrar conferências:

Prof. Dr. Gabriel Teixeira Landi (USP)
Profa. Dra. Juliana Bueno (UNICAMP)
Prof. Dr. Julio Michael Stern (USP
Prof. Dr. Michael Titelbaum (UW-Madison)
Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda (USP)
Prof. Dr. Renato Rodrigues Kinouchi (UFABC)
Prof. Dr. Richard Dawid (Stockholms universitet)

Até o dia 06 de setembro, proponentes de comunicações devem inscrever seu trabalho por meio de formulário no seguinte site: http://www.iea.usp.br/eventos/coloquio-probabilidade-2019. Elas serão selecionadas segundo os critérios de clareza expositiva, rigor argumentativo e pertinência temática à discussão interdisciplinar sobre teoria da probabilidade. Nesse sentido, submissões relacionadas à teoria da probabilidade e suas aplicações nas áreas da filosofia, física e matemática são bem-vindas.

Os resumos desses trabalhos deverão conter de 400 a 500 palavras, além de título, filiação institucional do proponente e seu correio eletrônico. Os textos deverão estar no formato .doc, .docx ou .tex, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, em língua portuguesa ou inglesa.

Os resumos serão encaminhados a um membro da Comissão Científica para elaboração de parecer quanto ao mérito do trabalho, conforme os critérios apresentados anteriormente.

Até o dia 27 de setembro, a Comissão Organizadora notificará os autores do resultado da avaliação das comunicações. As comunicações serão agrupadas em sessões com cinco comunicações, com tempo de 20 minutos de exposição e 20 minutos de discussão ao final.

Até breve,

Comissão Organizadora".