Colaboração internacional Dark Energy Survey (DES)

Pesquisadores brasileiros participam de levantamento internacional sobre a composição do universo

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 16h25

Fonte: Observatório Nacional

O novo resultado se compara à precisão das medidas da radiação cósmica de fundo, e sustenta a teoria que a matéria escura e a energia escura compõem a maior parte do cosmos

Imagine plantar uma única semente e, com grande precisão, ser capaz de prever a altura exata da árvore que irá crescer dela. Agora imagine viajar para o futuro e ter uma prova fotográfica de que você estava certo. Pense na semente como o Universo infante e na árvore sendo Universo hoje e você terá uma noção do feito que os cientistas que participam da colaboração internacional Dark Energy Survey (DES) acabaram de realizar. Em uma apresentação hoje no encontro da Divisão de Partículas e Campos da Sociedade Americana de Física (APS), que está sendo realizada no Fermi National Accelerator Laboratory, conhecido como Fermilab, localizado perto de Chicago e financiado pelo Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos, cientistas do DES vão revelar as medidas mais precisas já realizadas da estrutura de grande escala do Universo atual.

Essas medidas de quantidade e do grau de aglomeração (ou distribuição) da matéria escura no cosmos atual foram feitas com uma precisão que, pela primeira vez, rivaliza com as inferências do Universo infante feitas pelo satélite Planck da Agência Espacial Europeia. O novos resultados do DES (a árvore na metáfora acima) está perto de “previsões” feitas a partir das medidas realizadas pelo satélite Planck de um passado distante (a semente), permitindo que cientistas entendam mais sobre de que forma o Universo evoluiu ao longo de 14 bilhões de anos.

O Observatório Nacional, por meio do LIneA e do INCT do e-Universo, apoia a participação de brasileiros neste levantamento com o consórcio DES-Brazil, que além de desenvolver um portal terciário do projeto DES para distribuir dados para o Brasil e outros países, é responsável pela implementação de um Portal Científico para a colaboração que permite análise de dados coletados e simulados. Cientistas do DES-Brazil colaboraram ativamente na obtenção dos resultados apresentados. Participam do DES-Brazil cientistas das seguintes instituições: Observatório Nacional (ON), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Esta é uma oportunidade excelente de astrônomos e físicos do Brasil participarem de um projeto desta envergadura, produzindo resultados científicos de impacto”, comenta Luiz Nicolaci da Costa, pesquisador do ON e coordenador do LIneA. O vice-coordenador do INCT do e-Universo, Rogerio Rosenfeld, da UNESP, ressalta a importância da participação de cientistas do Brasil: “Um dos levantamentos internacionais contemplados pelo nosso INCT é justamente o DES, onde apoiamos a participação de pesquisadores brasileiros”.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

14/08/2017