Coleção da revista Ciência & Cultura digitalizada

20 de junho de 2018

Agência FAPESP – Uma parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, viabilizou a digitalização de toda a coleção da revista Ciência & Cultura.

O primeiro número foi publicado em 1949, ano seguinte ao da criação da SBPC. Desde 2002, quando a revista passou a ser produzida no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), além da versão impressa, a Ciência & Cultura conta com uma versão digital no portal SciELO (Bireme/FAPESP). Os números anteriores a 2002, no entanto, eram de difícil acesso. Com a digitalização, as 456 edições e suplementos da revista podem ser consultados no site: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.

A revista é um marco para a institucionalização da ciência no país. De acordo com Carlos Vogt, editor-chefe da revista e ex-presidente da FAPESP, trata-se de “uma das publicações mais antigas e importantes para a grande virada que a ciência brasileira conhece a partir dos anos 1950”.

Hoje, Ciência & Cultura busca contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas.

De periodicidade trimestral, o espaço editorial da revista é dividido em quatro áreas: Núcleo Temático, no qual são publicados artigos com diferentes enfoques sobre um tema específico; Artigos & Ensaios, focados em temas da atualidade científica; Notícias, que fornece uma visão abrangente do que vai pelo Brasil e pelo mundo no universo da ciência; e Expressões Culturais, com resenhas e reportagens sobre tendências em literatura, teatro, cinema, artes plásticas, música, televisão, novas mídias etc. De acordo com Vinícius Martins, coordenador da Hemeroteca Digital Brasileira, o processo de digitalização levou cerca de cinco meses, entre o levantamento dos números, digitalização e processamento das imagens para o reconhecimento do texto.

“Digitalizamos a totalidade da coleção, todos os números e suplementos. São 456 edições com cerca de 68 mil páginas”, disse. Boa parte dos números impressos já estava na Biblioteca Nacional. “Complementamos os que faltavam em nossa coleção com as edições pertencentes ao acervo do Centro de Memória da SBPC”, disse Martins.

A consulta de Ciência & Cultura na Hemeroteca Digital pode ser feita por título, período, edição, local de publicação e palavra. “A busca por palavras é possível devido à utilização da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres, que proporciona aos pesquisadores maior alcance na pesquisa textual em periódicos. Todo o texto reconhecível é indexado e pode ser recuperado”, disse Martins. Outra vantagem do portal é que o usuário pode também imprimir em casa as páginas desejadas.

Ciência & Cultura:

31/07/2018