Colloquium Diei do IFSC com o Prof. Andre Ambrosio

Colóquio no IFSC/USP: “Biologia estrutural de proteínas transmembranares”

Realiza-se no próximo dia 30 de novembro, a partir das 10h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, mais uma edição da iniciativa “Colloquium Diei”, com a apresentação do colóquio subordinado ao tema “Biologia estrutural de proteínas transmembranares”, com a participação do docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Dr. Andre Ambrosio.

Atendendo ao fato de que o IFSC/USP é pioneiro na área de cristalografia de proteínas na América Latina e, ainda hoje, um dos principais centros de pesquisa em biologia estrutural nessa região. Neste sentido, o palestrante apresentará um panorama geral dos mais novos temas relacionados com sua linha de pesquisa, nomeadamente os estudos estruturais de proteínas transmembranares mitocondriais, com importância no desenvolvimento do câncer.

A abordagem experimental faz uso de cristalografia de microcristais crescidos em fase lipídica cúbica e crio-microscopia eletrônica de transmissão. Esta linha de pesquisa vai ao encontro de iniciativas públicas em andamento no Brasil voltadas para a implementação e disponibilização de infraestruturas estados-da-arte abertas para a comunidade científica. Estas são: (i) o Projeto SIRIUS (fonte de luz sincrotron de quarta geração), que prevê a construção de uma linha de cristalografia de raios X de nanofoco (< 1 µm x 1 µm) e alto brilho (> 1026 fótons.s-1.mm-2.mrad-2.0.1%BW e (ii) o Titan Krios, que é um microscópio eletrônico de última geração, equipado com sistema de detecção direta de elétrons, e coleta de dados - em condições criogênicas - de partículas proteicas isoladas.

A entrada para este colóquio é livre e gratuita.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

30/11/2018