Coluna do Prof. Paulo Nussenzveig na Rádio USP

MATÉRIA DO JORNAL E DA RÁDIO USP

Editoria - Atualidades - 14/06/2018

Boas imagens e textos inspirados na redação científica cativam leitores

Figuras de linguagem, imagens metafóricas, beleza do texto e senso de humor podem tornar resultados memoráveis

Por Júlio Bernardes - Editorias: Atualidades, Rádio USP, Colunistas, Paulo Nussenzveig

Na coluna Ciência e Cientistas, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, fala sobre a redação científica. “Cientistas frequentemente ouvem que devem escrever bem. Mas o que significa escrever bem? Existe consenso que a apresentação deve ser a mais clara possível, exigindo do leitor o mínimo esforço para a compreensão das ideias”, afirma. “Será que isso exclui, no entanto, a possibilidade de utilização de figuras de linguagem, de imagens metafóricas, de noções de beleza do texto, de senso de humor?”

O texto completo do Jornal da USP e o áudio da entrevista podem ser acessados no link abaixo:

20/06/2018