Comunicado do Laboratório de Demonstrações E.W. Hamburger

Instruções para empréstimo de equipamentos e uso da sala de exposição agendada do Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger

O Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger tem, como um dos objetivos, estimular o uso de demonstrações em cursos de física e em atividades de divulgação científica. Possui um acervo de mais de 400 experimentos que cobre os grandes temas da área e, desde o final do ano passado, dispõe de uma sala de exposição agendada com espaço para 40 alunos.

A fim de que o laboratório possa atender a todos adequadamente, as seguintes instruções devem ser seguidas:

A) Solicitação de empréstimo

Equipamentos e experimentos podem ser emprestados a membros da comunidade do IFUSP mediante solicitação por e-mail ao labdemo@if.usp.br.

Somente docentes do IF e responsáveis por disciplinas relacionadas aos cursos do IF podem solicitar empréstimos e fazer reservas de equipamentos, enviando e-mail ao labdemo@if.usp.br.

Solicitações de alunos do IF devem, necessariamente, ser acompanhadas de e-mail com a concordância de um professor que será o responsável pela devolução do material no prazo estabelecido.

As seguintes informações devem constar da solicitação:

- Nome da solicitante

- Disciplina de interesse

- Nome do equipamento

- Data da retirada

- Data da entrega

- Docente responsável pelo empréstimo (caso difira do solicitante)

Continua valendo reservar o equipamento presencialmente, no salão de exposição permanente, com o preenchimento do formulário do livro de empréstimo, em conjunto com um dos monitores ou dos responsáveis pelo Laboratório.

B) Restrições de empréstimo

• Equipamentos que oferecem riscos ao serem manuseados não podem ser emprestados, tais como os que requerem fogo ou material combustível/corrosivo, são excessivamente pesados ou têm dimensões muito grandes.
  • Equipamentos patrimoniados só podem ser emprestados para uso nas instalações do IF. Para uso fora do IF, mesmo dentro do campus, será necessária a requisição através da comissão de coordenação do laboratório de demonstrações ou da chefia do Laboratório Didático, que é a única pessoa autorizada a acessar o sistema Mercúrio e preencher o formulário de saída.
  • Peças únicas ou em exposição só podem ser emprestadas com devolução dentro de 24 horas.

C) Pedidos de construção de novos experimentos

Pedidos de construção de novos equipamentos ou experimentos devem ser feitos à equipe coordenadora do Laboratório, indicando os objetivos, possíveis usos e, se possível, esboços dos equipamentos. Serão atendidos obedecendo às prioridades definidas pela equipe, após análise de viabilidade.

D) Uso da sala de exposição agendada

A sala poderá ser usada por professores e monitoras do IFUSP mediante agendamento com ao menos uma semana de antecedência.

As solicitações para uso da sala devem ser endereçadas a labdemo@if.usp.br e devem conter as seguintes informações:

- Nome do solicitante

- Disciplina de interesse

- Número de estudantes

- Experimentos a serem utilizados

- Data e horário (início e fim)

E) Situações não contempladas nos itens anteriores serão analisadas caso a caso.

Em 18/2/2019,

André Rodrigues, Cecil Robilotta, Claudio Furukawa, Suzana Salem, Vito Vanin