Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Conselho Europeu de Pesquisa financia projetos de pesquisa

O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês) recebe até 30 de agosto propostas de projetos de pesquisa para serem conduzidos num dos 28 países da União Europeia (UE), como a Alemanha. Cientistas de qualquer nacionalidade e idade, inclusive brasileiros, podem se candidatar ao programa, que disponibiliza até 2,5 milhões de euros por projeto. 

Nesta categoria de financiamento, voltada para pesquisadores experientes, o ERC apoia ideias que sejam originais e pesquisadores que tenham dado significativa contribuição para a ciência. É esperado que o candidato tenha pelo menos dez anos de carreira em pesquisa científica comprovada. 

Os contemplados poderão desenvolver a pesquisa em qualquer organização privada ou pública da UE que aceite receber o projeto ao longo de cinco anos. Pesquisadores da América Latina podem ainda solicitar um adicional de 1 milhão de euros para cobrir custos adicionais da mudança, compra de equipamentos etc.  

Embora não seja obrigatório que o pesquisador contemplado permaneça 100% do tempo na Europa, o ERC ressalta que é preciso ter disponibilidade para dedicar longas horas ao projeto. É esperado que o cientista invista pelo menos 30% de seu tempo no projeto financiado pelo ERC e 50% na instituição europeia onde o pesquisador atua. 

Criado em 2007 pela EU, o Conselho tem a missão de apoiar pesquisas de ponta em diferentes áreas do conhecimento, realizadas por cientistas de todas as nacionalidades, sem limite de idade. Em 2016, o brasileiro Bernardo Franklin foi um dos escolhidos pelo ERC para desenvolver um projeto na área de imunologia na Universidade de Bonn, na Alemanha. 

Mais informações aqui

FONTE DA NOTÍCIA:

DWIH SÃO PAULO

Término: 
30/08/2018

Desenvolvido por IFUSP