Contribuição do Relógio Atômico da USP de São Carlos

Relógio atômico na USP de São Carlos é parte da definição internacional do “segundo”

Foto: Assessoria de Comunicação do IFSC-USP

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), juntamente com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), possuem a maior iniciativa de metrologia científica de tempo e frequência, através dos únicos relógios atômicos genuinamente construídos no Brasil.

Relógios atômicos são sistemas que verificam as oscilações dos elétrons no interior dos átomos, permitindo medir o segundo com uma precisão tão incrível, que se pode definir a idade do universo com a precisão de um segundo, o que permite fazerem-se maravilhas, como a de ter o sistema GPS com altíssima precisão.

Os relógios atômicos são, por estes motivos, fundamentais para navegação, telecomunicação e computação, dentre muitas outras aplicações.

Além de serem instrumentos precisos, os relógios atômicos permitem definir o segundo: o valor de “um segundo” é definido com base na medida das oscilações eletromagnéticas do átomo de Césio, segundo o sistema internacional de unidades (SI). E, para melhorar ainda mais a definição do segundo, o tempo internacional é definido com a contribuição de diversos relógios atômicos espalhados por todo o mundo. Esta espécie de “consórcio” de relógios atômicos é muito mais poderosa do que cada um individualmente, sendo que para fazer parte deste consórcio são necessários diversos requisitos.

A instituição francesa BIPM (Bureau International des Poids et Measures) é quem mantém e coordena este conjunto de laboratórios, sendo que o Laboratório de Tempo e Frequência, sob a gestão do IFSC/USP e da EESC/USP, passou agora a fazer parte deste seleto grupo de infraestruturas que contribuem com a definição do tempo internacional. Isto é algo fantástico, não apenas pelo fato do nome da cidade de São Carlos sair agora nos relatórios mundiais dos contribuidores, ao lado dos grandes centros do mundo, como também pelo fato de se tratar de um reconhecimento internacional para a qualidade e modernização dos laboratórios existentes em nossa cidade.

Segundo os professores Daniel Varela (EESC/USP) e Vanderlei Bagnato (IFSC/USP): “Nossa contribuição para o segundo internacional comprova que metrologia é também um dos talentos de nossa cidade. Aqui reside o único laboratório do hemisfério sul a desenvolver padrões primários de tempo. Se as empresas pararem de comercializar relógios atômicos, nós, em São Carlos, teremos como manter muita coisa funcionando”.

São Carlos, que já é conhecida mundialmente pela ciência e tecnologia que abriga, agora tem também mais um marco de reconhecimento. Segundo Bagnato: “Somos sortudos em termos uma engenharia aqui na EESC/USP com o nível que tem, e que abraçou a metrologia científica de tempo e frequência, algo na fronteira do conhecimento, como uma de suas áreas de trabalho. Isto permite formar melhor alunos e atender a nação”.

FONTE DA NOTÍCIA: Rui Sintra e Kleber Chicrala – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP.

31/01/2019