Curso de Verão IFUSP 2019 em destaque na Rádio USP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Curso de Física ajuda aluno a escolher área de interesse e carreira

Estudantes podem se inscrever no Curso de Verão do Instituto de Física até o dia 24 de outubro

O Instituto de Física (IF) da USP abriu inscrições para o Curso de Verão voltado a estudantes de todo o país. Um dos objetivos do curso é apresentar aos alunos as pesquisas feitas nas áreas de fronteira da Física realizadas no Instituto, temas de interesse geral e em áreas específicas. Outro objetivo é aprimorar a cultura geral em Física dos estudantes de final de graduação e início de pós-graduação e auxiliar nas escolhas de suas áreas de atuação. O curso é gratuito e oferece 250 vagas. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Adriano Alencar, presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Física da USP, falou sobre o curso.

O professor explica que a graduação em física é um curso “básico”, que abrange todo o conteúdo da física moderna e clássica. Ou seja, o aluno tem um leque de opções grande e, às vezes, no final da graduação, ainda não está decidido sobre a área que quer seguir. Em 2017, foi realizada uma pesquisa entre os estudantes do Curso de Verão e quase 60% dos alunos comentaram que o fato de terem visto várias palestras abrangendo um leque muito grande de áreas da física fez com que eles se decidissem por alguma área para a pós e a carreira.

Além disso, nas últimas edições do curso foram acrescentadas novas estruturas que não existiam antes, como oficinas nas quais o aluno pode fazer simulações de fenômenos físicos, programação, entre outros, e sentir na mão como aquela área funciona.

As regras para inscrição podem ser consultadas no site do Instituto de Física. Os alunos podem se inscrever até o dia 24 de outubro. Quem não reside em São Paulo terá hospedagem gratuita no Centro de Práticas Esportivas (CEPE) da USP. Também serão fornecidos auxílios-alimentação. Geralmente, as inscrições passam por um processo seletivo com base na nota e dando preferência para quem está mais próximo do final do curso de graduação. O Curso de Verão ocorrerá entre os dias 11 e 15 de fevereiro.

Ouça o áudio da entrevista no link abaixo:

jorusp

24/10/2018