Curso gratuito para estudantes do Ensino Público

Curso gratuito ensina teoria de Einstein a alunos do ensino médio

Professores podem inscrever seus alunos até dia 14 de abril; projeto do Instituto de Física reserva 30 vagas para a rede pública

Por  - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=233218

Estudantes da primeira edição do curso Einstein e o Jogo da Relatividade – Foto: Arquivo pessoal

Uma iniciativa do Instituto de Física (IF) da USP vai explicar a jovens do ensino médio o que faz da relatividade a teoria mais famosa do mundo. Em abril começa a segunda edição do curso Einstein e o Jogo da Relatividade, voltado para estudantes do ensino médio, principalmente os de escolas públicas.

Serão discutidas, de modo prático, as consequências trazidas pela teoria, por exemplo, no funcionamento de relógios, na percepção do espaço, na passagem do tempo e na relação entre massa e energia.

O curso é idealizado e ministrado pela professora Fabiana Kneubil e conta também com a coordenação do professor do IF Manoel Robilotta.

O curso acontece entre 25 de abril e 23 de maio, no próprio Instituto de Física da USP, em São Paulo.

Inscrições

As aulas serão oferecidas presencialmente, às quintas-feiras, das 14 horas às 17h30, nos dias 25 de abril e 2, 9, 16 e 23 de maio.

O curso oferecerá 40 vagas a estudantes do ensino médio, que devem ser inscritos por seu professor. No mínimo 30 vagas serão reservadas para estudantes da rede pública. Cada professor pode inscrever até três estudantes por colégio em que leciona, com indicação de ordem de prioridade. A cada três estudantes indicados, ao menos um deles deverá se identificar com o sexo feminino.

A novidade em 2019 é que o curso irá abordar também a relação do desenvolvimento da ciência com questões históricas e artísticas, relacionando a física com a arte desenvolvida nos séculos 18 e 19.

Os professores deverão fazer as inscrições de seus alunos até dia 14 de abril. Mais informações neste link. Para outras dúvidas, contatar ccex@if.usp.br.

O Instituto de Física da USP fica na Rua do Matão, 1371 – Cidade Universitária/Butantã, São Paulo-SP.

Veja também como foi a 1ª edição do curso em 2018.

FONTE DA NOTÍCIA: Jornal da USP e Assessoria de Imprensa do IFUSP.

14/04/2019