Debate: "Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA"

ECA USP REÚNE PESQUISADORES PARA DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza entre os dias 19 e 21 de junho o evento Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA. Serão seis mesas de debate que reunirão a produção mais recente de professores, professoras e estudantes de graduação e pós-graduação da Escola sobre gênero e sexualidade, além de uma mostra de filmes. Todas as atividades programadas acontecem no auditório Lupe Cotrim, localizado no 1º do andar Prédio Central. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição para participar.

O evento irá reunir trabalhos de pesquisa ligados às comunicações e às artes em torno da temática de “Gênero e Sexualidade”. As apresentações incluem estudos sobre a representação de gênero no jornalismo, na telenovela, nos quadrinhos, e na publicidade, fotografia e cinema, além de discutir maneiras de tratar o tema nas escolas e nas empresas. Para a organização do evento, a pesquisa sobre gênero e sexualidade “tornou-se um campo fértil para se pensar os corpos, as políticas, as diferenças e as identidades. O crescimento das perspectivas de reflexão e teorização sobre gênero e sexualidade acompanha a compreensão de que corpos, expressões e identidades podem se manifestar de formas mais amplas do que a régua das normas culturais.

Dessa forma, o objetivo do evento é estimular um espaço crítico nos estudos sobre gênero e sexualidade a partir do estofo intelectual que marca a trajetória da ECA, bem como demarcar sua vocação para a diversidade, o que inclui as dimensões racial, sexual e de gênero. Dessa forma, pretende estabelecer um diálogo plural com a comunidade ecana, com a USP e com a sociedade. O evento é coordenado pela professora Claudia Lago, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA.

A programação completa do evento está disponível no site da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Serviço:

Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA