"Desafios e oportunidades na era pós-genômica"

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA PÓS-GENÔMICA: MANEJO DA INFORMAÇÃO PARA A OTIMIZAÇÃO DA PESQUISA EM CIÊNCIAS ÔMICAS E DESENVOLVIMENTO FARMACOLÓGICO

MOTIVAÇÃO: A Clarivate Analytics, junto com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, estão promovendo a avaliação teórica e prática de ferramentas de estudos em biologia de sistemas, como forma de se considerar a viabilização de seu acesso à comunidade acadêmica da Universidade.

BACKGROUND: O acúmulo  de dados genômicos gerados nas últimas décadas traz uma oportunidade única para a compreensão  molecular de processos biológicos e patologias, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias terapêuticas e diagnósticos. Entretanto, o uso correto de tais informações é fundamental para a definição das hipóteses mais assertivas, planejamento estratégico da pesquisa e interpretação dos dados experimentais.

OBJETIVO: Nesta sessão, mostraremos como as ferramentas MetaCore e MetaDrug podem otimizar as análises experimentais de dados ômicos, de forma integrativa, assim como o desenho racional, priorização e reposicionamento de fármacos.

PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores que trabalham com a geração e interpretação de dados ômicos em larga escala e/ou avaliação do potencial terapêutico de pequenos compostos químicos.

CRONOGRAMA: O workshop terá duração de 4 horas, incluindo uma apresentação teórica das ferramentas e seus potenciais usos, seguido de uma apresentação prática com dados experimentais reais. Para todos os participantes, será disponibilizado um free trial das ferramentas por 1 semana  a partir da apresentação, para a sua melhor avaliação.Todos os participantes deverão responder a um questionário sobre a pertinência de tais ferramentas na sua pesquisa.

FERRAMENTAS COBERTAS:

MetaCore: ferramenta analítica para o estudo de experimentos em larga escala (transcriptômica, proteômica, metabolômica e variantes  genéticas humanas) dentro dos conceitos de biologia de sistemas.

MetaDrug: ferramenta preditiva da atividade, toxicidade e mecanismo de ação de pequenos compostos químicos com atividade biológica.

DATA: 26 de outubro de 2017
HORÁRIO: 08:00 às 12:00 horas
LOCAL: Sala Multimídia do Centro Didático do Instituto de Biociências da USP (IB-USP)

PALESTRANTE: Antero Ferreira de Almeida Macedo, PhD, Clarivate Analytics.

*Para mais informações entre em contato:

ANTERO MACEDO
Strategic Account Manager