Dia de Portas Abertas do DWIH-SP (03.10)

DWIH- SP promove palestras sobre estudo e pesquisa na Alemanha

Representantes de diversas universidades alemãs apresentarão as  oportunidades que o país europeu pode oferecer aos brasileiros.

No dia em que a Alemanha celebra 27 anos da reunificação, 3 de outubro, o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) abre suas portas ao público. Pela segunda vez, o feriado nacional conhecido como Dia da Unidade Alemã contará com uma programação organizada pelo Consulado em São Paulo. No DWIH, representantes de universidades alemãs apresentam as oportunidades que o país europeu pode oferecer aos brasileiros. “Queremos transmitir ao público a imagem da Alemanha atual, moderna. Além de mostrar as possibilidades de estudo e pesquisa nas instituições alemãs, ou em parceria com elas”, comenta Márcio Weichert, coordenador do DWIH-SP.

Na parte da manhã, o visitante é convidado a conhecer as atividades do Centro, que vai oferecer palestras sobre oportunidades de estudo na Universidade de Münster e na Freie Universität Berlin. Uma apresentação traz detalhes da Sociedade Fraunhofer, maior organização de pesquisa aplicada da Europa. A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) também apresenta seus programas de fomento e cooperação entre Brasil e Alemanha. Na parte da tarde, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) fala sobre oportunidades de bolsas e fomento. A programação inclui uma palestra sobre a Aliança de Universidades Alemãs de Ciências Aplicadas (UAS7) e a Universidade Técnica de Munique.

Na ocasião, também será inaugurada a exposição “Agua: da arte à ciência”, organizada pela Universidade Técnica de Munique. Serão 20 quadros que retratam obras relacionadas ao tema sob o ponto de vista técnico e o seu lado artístico. A programação do DWIH-SP faz parte do calendário de atividades das Jornadas Alemãs, organizado pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. Diversas atrações gratuitas acontecem em instituições reunindo informações sobre o país, a língua e cultura alemãs. Serão eventos para trocas de experiências e conhecimento entre brasileiros e alemães, num clima descontraído e informativo.

No dia 7 de outubro, por exemplo, o Instituto Goethe promove um dia de atividades com karaokê, jogos, videomapping, sorteios, aulas experimentais de alemão e palestra sobre estudo na Alemanha com participação do DAAD. O encerramento será com uma festa, no dia 8, próxima ao Beco do Batman, em Pinheiros, na capital paulista. A programação inclui representação das famosas histórias dos irmãos Grimm por meio da palavra, dança e teatro, apresentação de música clássica com profissionais do Instituto Bacarelli, show com DJ alemão e da banda The Chosens, formada por alunos bilíngues do Colégio Visconde de Porto Seguro.

O dia 3 de outubro marca o principal feriado nacional na Alemanha: foi quando, em 1990, o acordo de incorporação da então Alemanha Oriental à República Federativa da Alemanha foi assinado. “As Jornadas Alemãs recordam o importante momento histórico mundial que foi a reunificação alemã. Com esses eventos desejamos ampliar o conhecimento no Brasil sobre as entidades alemãs aqui presentes, e mostrar um retrato atual do alemão, longe dos estereótipos”, explica Axel Zeidler, cônsul geral da República Federal da Alemanha em São Paulo.

Serviço: O Dia de Postas Abertas do DWIH-SP acontece amanhã, terça-feira (3/10), das 11h às 16h30, no DWIH-SP (Rua Verbo Divino, 1.488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antonio, São Paulo, SP)

**********************

FONTE DA NOTÍCIA:

Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br

(11) 5549-1863 / 50815237