Diferença entre curso e carreira no exame da FUVEST

Você sabe a diferença entre curso e carreira no exame da Fuvest?

Os cursos oferecidos pela USP, por meio do vestibular organizado pela Fuvest, agrupam-se em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento. A prova para o ingresso em 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas.

No total, são 105 carreiras e 182 cursos. Essa diferença se explica porque uma carreira pode ter um curso ou mais. Por exemplo, a Carreira 155 possui apenas um curso: o de Design. Já a Carreira 790 inclui 14.

Outra informação importante é que a USP considera que cursos oferecidos em períodos distintos são cursos diferentes. A Carreira 145traz dois: Ciências Sociais Vespertino e Ciências Sociais Noturno.

Entre as carreiras, há três para quem ainda está no primeiro ou segundo ano do ensino médio e quer testar seus conhecimentos no vestibular. Os treineiros podem optar por Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

No momento da inscrição, o vestibulando pode escolher apenas uma carreira. Mas existe uma exceção: os candidatos inscritos em Música - ECA (Carreira 245), Música - Ribeirão Preto (Carreira 250) e Artes Visuais (Carreira 125)  poderão indicar uma segunda opção.

Quem escolhe essas carreiras faz uma prova que atesta suas habilidades antes da seleção geral realizada pela Fuvest. Se o candidato não é aprovado nessa prova, ele pode realizar a exame da Fuvest na outra carreira escolhida.

Quando a carreira tem mais de uma opção de curso, o vestibulando indicará a sua ordem de preferência com no máximo 4 cursos. Em Música - ECA, o candidato só pode se inscrever em um curso.

Carreira 710, por exemplo, traz os seguintes cursos: Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado de Sistema de Informação Matutino, Bacharelado em Sistema de Informação Noturno e Bacharelado em Ciências da Computação em São Carlos.

O candidato que escolher essa opção, na inscrição, apontará a quais cursos pretende concorrer uma vaga em ordem preferência.

Caso queira estudar Ciências da Computação em São Carlos, o vestibulando indica esse curso como 1ª opção e assim sucessivamente - Ciência da Computação (2ª opção), Sistema de Informação Noturno (3ª opção), Sistema de Informação Matutino (4ª opção), por exemplo.

As vagas de cada carreira são preenchidas a partir da classificação do candidato na carreira. Cada vestibulando terá respeitada sua ordem de preferência por cursos. Mais informações sobre a escolha da carreira está disponível no Manual do Candidato.

Inscrição

A inscrição para o exame da Fuvest 2018 deverá ser feita até as 23h59 do dia 11 de setembro, exclusivamente neste site. A taxa de inscrição é de R$ 170,00 e deve ser paga antes do término do expediente bancário no dia 12 de setembro.

A primeira fase das provas será no dia 26 de novembro, a segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018. Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – ECA e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018. O calendário completo está disponível neste link.

FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular

Rua Alvarenga, 1945/195 - Telefone: (11) 3093-2300