Edital CNPq/Petrobras para bolsas no exterior

CNPq e Petrobras oferecem bolsas no exterior

Por: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Publicado em: Seg, 19 Nov 2018

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnológico - CNPq e a Petrobras por meio da chamada 22/2018 oferecem bolsas de doutorado-sanduíche no exterior (SWE) e de doutorado pleno no exterior (GDE), para propostas que tenham aderência ao Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis.

A iniciativa faz parte da chamada lançada em junho deste ano, e tem como objetivo a formação de mão-de-obra especializada, buscando atender a demanda e a necessidade do Setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustiveis; Contribuição ao processo de ensino-aprendizagem no Setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustiveis, por meio de dados e conclusões obtidas a partir de estudos que serão desenvolvidos por alunos bolsistas ao longo de sua formação; Produção cientifica nas linhas de interesse identificadas; e Disseminação do conhecimento e aumento dos recursos informacionais nas linhas de interesse.

O prazo de submissão de propostas é 8 de março de 2019, e as bolsas se iniciarão entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020. As bolsas serão financiadas pela Petrobras, por meio do Plano de Trabalho assinado entre o CNPq e a Petrobras. O valor global do edital é de 60 milhões.

As candidaturas devem ser submetidas na Plataforma Carlos Chagas.

Para saber mais acesse o edital da chamada.

FONTE DA NOTÍCIA: Brasília - CCS - CNPq.

08/03/2019