Encontro Internacional de Álgebra Comutativa em São Carlos

Encontro internacional reunirá pesquisadores e estudiosos da álgebra comutativa em São Carlos

O evento celebrará o aniversário dos pesquisadores Sylvia e Roger Wiegand, da Universidade de Nebraska-Lincoln

Crédito da imagem: divulgação

Referência mundial nos estudos da álgebra comutativa, os professores Sylvia e Roger Wiegand, da Universidade de Nebraska-Lincoln, dos Estados Unidos, serão homenageados na segunda edição doInternational Meeting in Commutative Algebra and its Related Areas (IMCARA). O evento acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 22 a 26 de julho.

O encontro tem como objetivo contribuir para a formação de mais pesquisadores nesta área do conhecimento no Brasil e na América Latina, criando uma atmosfera oportuna de cooperação. As atividades acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. Está prevista a realização de três minicursos, uma sessão de pôsteres e  de 12 plenárias, sendo uma delas ministrada pelo homenageado daprimeira edição, o professor emérito Aron Simis, da Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do evento via este formulário eletrônico:icmc.usp.br/e/f750b. A taxa de inscrição varia de US$ 150 (para pesquisadores estrangeiros) até R$ 85 (para estudantes de graduação brasileiros). Para conferir os valores exatos, acesse o site do evento:simcara.wixsite.com/2imcara.

Imagem: Participantes da primeira edição do IMCARA, realizada no ICMC em 2017 (foto: Reinaldo Mizutani ICMC/USP).

Os homenageados – A homenagem é um reconhecimento às pesquisas na área de álgebra comutativa realizadas pelos professores Sylvia e Roger. Os dois têm contribuições significativas para o crescimento do Grupo de Álgebra Comutativa do ICMC. “Por exemplo, recentemente Roger, Sylvia e eu estamos desenvolvendo projetos de pesquisa em conjunto”, ressaltou o professor Victor Hugo Jorge Pérez, um dos coordenadores do evento.

Filha e neta de matemáticos, Sylvia é professora emérita da Universidade de Nebraska-Lincoln, autora de 53 artigos e tem mais de 300 citações. Trabalhou na edição de renomados periódicos internacionais e faz parte da publicação Notable Women in Mathematics: A Biographical Dictionary, além de ter presidido a Association for Women in Mathematics entre 1997 e 2000. Com atuação constante em prol da representatividade das mulheres na matemática, ela foi agraciada com o prêmio University of Nebraska’s Outstanding Contribution to the Status of Women Award, em 2000.

Também professor emérito da Universidade de Nebraska-Lincoln, Roger é citado em mais de 900 publicações, além de ser autor de 82 artigos e coautor, com seu aluno Graham Leuschke, do livro Cohen-Macaulay Representation, publicado pela American Mathematical Society em 2012. Editor associado do Journal of Commutative Algebra, é colaborador da Simons Foundation, organização voltada para a pesquisa avançada em matemática e ciências básicas.

O Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas (IMCARA 2019) tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e do departamento de Ciências Matemáticas do Instituto Politécnico de Turim (Politecnico di Torino).

Texto: Marília Calábria – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas/International Meeting in Commutative Algebra and its Related Areas (IMCARA)
Inscrições: icmc.usp.br/e/1452d