Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Paulo Artaxo fala na Rádio USP sobre pesquisa do GoAmazon

Experimento na Amazônia melhora cálculo da temperatura do planeta

Pesquisa interdisciplinar verificou influência do composto volátil isopreno, que contribui para efeito estufa

 

http://jornal.usp.br/ciencias/experimento-na-amazonia-melhora-calculo-da...

O professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física (IF) da USP, Paulo Artaxo, um dos autores do artigo publicado na revista Nature, explica que a Amazônia é um ecossistema todo integrado e exerce função de regulação do clima em regiões tropicais.

Em pesquisa, com duração de três anos, buscou-se compreender a influência química de emissões de cidades como Manaus sobre o ambiente amazônico. O professor diz que foi encontrado maior liberação do composto volátil isopreno por parte das árvores da Amazônia. O isopreno é o precursor do gás ozônio, um gás estufa que inibe a fotossíntese e intensifica o aumento de temperatura.

Além disso, houve a descoberta da variação do isopreno de acordo com a altitude. Esse dado pode contribuir para maior precisão do aumento de temperatura no planeta nas próximas décadas.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

 

Término: 
05/06/2017

Desenvolvido por IFUSP