Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Escola Avançada de Biofísica é destaque na Agência FAPESP

Perito em criomicroscopia ensina em Escola São Paulo

de Ciência Avançada

23 de outubro de 2017

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP – A criomicroscopia eletrônica ficou em grande evidência depois da outorga do Prêmio Nobel de Química de 2017 a Jacques Dubochet, Joachim Frank e Richard Henderson, os três pioneiros da área. Como enfatizou a Real Academia Sueca, justificando a premiação, o método, que possibilita determinar com alta resolução a estrutura tridimensional de biomoléculas, levou a bioquímica a uma nova era.

O contato estreito com essa técnica, sob a orientação de um especialista de renome internacional, foi um dos destaques da São Paulo School of Advanced Science on Biophysical Methods to Study Biomolecular Interactions, que se realiza de 16 a 27 de outubro de 2017 no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), com apoio da FAPESP.

A escola, que combina aulas teóricas e práticas experimentais, contemplando diversas técnicas biofísicas (tais como fluorescência, SAXS, EPR, dicroísmo circular, AFM, NMR, DLS, criomicroscopia e bioinformática), é coordenada por Rosangela Itri, professora titular do IFUSP. O físico espanhol Jose-Maria Carazo, conferencista convidado do evento, ministrou as aulas sobre criomicroscopia eletrônica.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

http://agencia.fapesp.br/perito_em_criomicroscopia_ensina_em_escola_sao_...

Término: 
27/10/2017

Desenvolvido por IFUSP