Escola de Física Contemporânea - IFSC-USP

Pré-inscrições abertas para a Escola de Física Contemporânea-2017

Entre 1º de março e 28 de abril, alunos do ensino médio interessados em física poderão realizar as pré-inscrições para a Escola de Física Contemporânea - EFC-2017, um evento organizado anualmente pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e que ocorrerá no período de 16 a 22 de julho. O objetivo desta Escola é demonstrar aos participantes a importância da física na geração do conhecimento e das riquezas do Brasil e despertar o interesse dos jovens pelo empreendedorismo, principalmente através da exemplificação de importantes colaborações que foram consolidadas entre o próprio IFSC/USP e as empresas.

Os alunos da Escola, que serão constantemente acompanhados por monitores do Instituto, assistirão a aulas ministradas por docentes da USP, realizarão experimentos, conviverão com cientistas, visitarão laboratórios de pesquisa e conhecerão empresas que se originaram no IFSC. No final do evento, os participantes deverão apresentar seminários de conclusão de curso, diante de uma banca avaliadora.

O bom desempenho no ensino básico e em olimpíadas científicas de física e matemática, as perspectivas futuras e a importância da EFC para o desenvolvimento pessoal e profissional dos pré-inscritos serão alguns dos critérios que ajudarão o comitê organizador da Escola a selecionar os participantes da EFC-2017. Busca-se, também, alunos interessados em fazer ciência, que sejam capazes de trabalhar em grupo e respeitar regras, estando motivados para extraírem o máximo de conhecimento durante a realização da Escola.

As pré-inscrições para a EFC-2017 poderão ser feitas através do SITE do evento, sendo que os alunos selecionados serão notificados até o dia 05 de junho.

A EFC-2016 , que recebeu um número recorde de 240 pré-inscrições, reuniu 30 participantes de dezessete estados brasileiros, incluindo São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais.

Confira o vídeo desta edição no link abaixo:

Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

28/04/2017