Evento comemorativo ao Dia do Bibliotecário

Mesa Redonda “Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários”

12 de março de 2018 – 9h às 12h

Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário

Vivenciamos um momento de mudanças. As tecnologias digitais e ambientes colaborativos transformaram definitivamente o modo como buscamos informação, nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. Estruturas organizacionais e vínculos estáticos se tornam dia a dia mais tênues. Bibliotecas se tornam espaços de aprendizagem e experimentação, superando o foco em acervos físicos e fornecendo serviços mais sofisticados e eficientes. A rapidez e a complexidade com que a pesquisa e a ciência se desenvolvem, aumentaram as preocupações com questões de integridade, ética, reprodutibilidade e preservação de dados. Apesar das facilidades tecnológicas, a acessibilidade e a democratização do acesso ao conhecimento ainda são afetados pela exclusão, desinformação, ineficiência, custos elevados e interesses comerciais.

Nesse cenário, como fica a atuação dos bibliotecários e bibliotecárias? Que desafios devem ser enfrentados? Atuando como facilitadores, os profissionais da informação podem promover a conscientização, fornecer orientação e apoio à sociedade, aos estudantes e aos pesquisadores em seus fluxos de trabalho. Essa visão requer a centralização de comunidades produtoras de conhecimento em todo o mundo em uma rede global de parcerias, onde todos trabalhamos em prol de um ecossistema de conhecimento acadêmico mais inclusivo, equitativo, confiável e sustentável – e um registro acadêmico durável e baseado em evidências. (MIT, 2018)

Mesa-Redonda “Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários” –Evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário 2019
Data: 12 de março de 2019
Local: Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana
Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária
05508-065 – São Paulo – SP
Link corrigido para inscrições no evento: https://www.doity.com.br/dia-do-bibliotecario-12marco2019

Convidamos a participar profissionais da informação, professores, alunos e demais interessados. O evento é gratuito e aberto a todos. Serão emitidas declarações de participação.

== Programação ==

Conferência de Abertura
Desafios da Ciência – uma visão interdisciplinar
Prof. Dr. Antonio Mauro Saraiva – Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da USP