Evento no ICTP-SAIFR: "Centenário do eclipse de Sobral"

Centenário do eclipse de Sobral

ICTP-SAIFR organiza atividades em comemoração ao evento

Estão abertas, até o dia 5 de maio, as inscrições para o curso Relatividade na Sala de Aula, que será realizado no dias 19 de maio (domingo) de 2019. O curso é organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), vinculado ao Instituto de Física Teórica da UNESP, em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e o Instituto Serrapilheira.

Os professores irão aprender como levar tópicos de Relatividade para a sala de aula com o uso de atividades práticas e criativas desenvolvidas pelo Perimeter Institute, e traduzidas para português pelo ICTP-SAIFR com o apoio do Instituto Serrapilheira. Também participarão de uma sessão de perguntas e respostas com o astrônomo Eduardo Cypriano (IAG-USP). O curso é gratuito e as aulas serão no prédio do IFT da UNESP, que fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo. Os professores selecionados serão notificados até o dia 11 de maio. Serão emitidos certificados para aqueles que participarem das atividades.

Além do curso, o professor Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-UNESP) irá apresentar a palestra O eclipse de 1919 e a confirmação da teoria da gravitação de Einstein, no auditório do IFT, aberta a todos os interessados. Para a palestra não é necessário se inscrever.

Mais informações:

05/05/2019