Exposição no ICB-USP “Polimorfos” de Anita Colli

Anita Colli inaugura exposição de arte composta de peças de laboratório no ICB

Mostra tem abertura marcada para o dia 30 de maio, às 15h30, no prédio ICB IIITrata-se de estruturas tridimensionais feitas com pipetas, placas, frascos e outros elementos utilizados em laboratórios científicos.

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) inaugura, no dia 30 de maio, às 15h30, a exposição “Polimorfos”, da artista Anita Colli. Serão expostas obras variadas criadas nos últimos quatro anos, com uma composição inusitada: são estruturas tridimensionais feitas com materiais descartados de laboratórios, como pipetas e frascos. Interessados podem visitar a exposição de segunda a sexta-feira até 13 de setembro, das 9h às 16h, no saguão da diretoria do prédio ICB III.

Segundo Anita Colli, as obras são resultado de um processo de transformação e reconfiguração dos materiais de laboratório. O interesse por materiais descartáveis surgiu em 2010, quando a artista buscou se desprender da pintura e encontrar novos métodos de criação. Nessa época, começou a reunir descarte doméstico, como escovas, rolhas, tampas, chaves e abridores de lata. A ideia de incluir peças de laboratório veio da doação dos técnicos do laboratório de trabalho de seu marido, Walter Colli, no Instituto de Química da USP.

Na exposição, os pesquisadores, já familiarizados com este tipo de peça, poderão encontrar novos sentidos para elas. Já aqueles que não são da área científica terão a oportunidade de entrar em contato com esses objetos de uma maneira que foge do óbvio. “Quando eu coloco a obra em exposição, eu não tenho controle do que as pessoas vão pensar. Alguns pensam na reciclagem, outros veem representações de estruturas corporais... Eu adoro ver a multiplicidade de interpretações”.

Embora as obras representem, na prática, uma reciclagem, a artista revela que esse não é necessariamente o seu objetivo principal. Mais do que reciclar, Anita Colli valoriza a transformação dos objetos e a variedade de possibilidades. “Eu gosto de mostrar para as pessoas, especialmente para as crianças, que você não precisa das ferramentas formais da arte – você pode fazer arte com tudo que estiver ao seu alcance”.

Serviço:

Exposição “Polimorfos” de Anita Colli

Abertura: 30/05/19, às 15h30
Visitação: de segunda a sexta, até 13/09/19
Horário: das 9h às 16h
Local: Saguão da Diretoria no ICB III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Butantã – São Paulo)

30/06/2019