Física e arte dão as mãos - Matéria do Jornal da USP

Física da USP quer criar laboratório

móvel para analisar obras de arte

Estrutura evitaria necessidade de deslocar obras para os laboratórios e contribuiria com sua preservação

Por  - Editorias: Universidade

Quando física e arte dão as mãos, abre-se um amplo – e colorido – leque de conhecimentos. Na USP, um grupo de pesquisadores já ajudou a desvendar como Portinari combinava os pigmentos para criar as cores de suas telas e encontrou traçados em uma tela do italiano Achille Funi que não aparecem na pintura final.

Radiografia digitalizada, fluorescência de raios X e reflectografia de infravermelho são exemplos de técnicas utilizadas para analisar obras de arte. Mas os pesquisadores do Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAP) de Física Aplicada ao Patrimônio Histórico e Artístico (FAEPAH) da Universidade querem fazer muito mais.

Leia a matéria completa no link abaixo:

31/12/2016