Física médica brasileira é protagonista importante na A.L.

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E JORNAL DA USP

Física médica brasileira é protagonista importante na América Latina

“Congresso Brasileiro de Física Médica”, entre 21 e 24 de agosto, em Santos, apoia formação de qualidade de profissionais

Informações científicas, tecnológicas, educacionais e profissionais da Física Médica contemporânea. Marcando a conexão entre o passado e o futuro, o 24º Congresso de Física Médica pretende apresentar aos mais jovens a trajetória dos profissionais da área, além de atualizar o conhecimento e preparar os estudantes para os novos desafios. O congresso é realizado desde 1969 em diferentes cidades do Brasil. Este ano, acontece na cidade de Santos, entre os dias 21 a 24 de agosto. Para saber mais sobre o evento, Jornal da USP no Ar conversou com Paulo Roberto Costa, docente da área de Física Médica do Instituto de Física (IF) da USP e presidente do congresso.

A física médica está por trás de muitas ações que a medicina adota, tanto nas áreas de imagem quanto nas de terapia. “Em muitos casos, em especial na radioterapia e na área de imagens radiológicas e de medicina nuclear, a ação do físico médico é muito importante para garantir a eficiência de diagnósticos e tratamentos”, afirma Costa. O papel da Associação Brasileira de Física Médica é “apoiar a certificação e formação de profissionais na área, e organizar congressos onde a comunidade se reúne anualmente para oferecer avaliação científica e tecnológica, trocar ideias, e isso é transferido aos pacientes dentro de hospitais”.

Leia a matéria completa e ouça o áudio da entrevista no link abaixo:

31/03/2019