FAPESP destaca pesquisa sobre efeito quântico

Efeito quântico possibilita codificar mais

informações em microchip

22 de março de 2017

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP – A ideia de utilizar efeitos da mecânica quântica em tecnologia da informação começou a ser levada a sério na década de 1970. E ganhou corpo quando, no início dos anos 1980, um cientista carismático como o físico norte-americano Richard Feynman (1918 – 1988) pronunciou-se favoravelmente sobre a possibilidade do computador quântico. Em janeiro de 2017, um artigo publicado em Nature especulou que, com a participação de corporações gigantes como Google e Microsoft, o computador quântico esteja finalmente pronto para sair do laboratório este ano: Quantum computers ready to leap out of the lab in 2017.

No intervalo de tempo entre o veredicto de Feynman e a promessa veiculada em Nature, muito se avançou em ciência e tecnologia. Um estudo divulgado em janeiro deste ano aportou nova contribuição nesse sentido. Trata-se da possibilidade de tirar partido de um fenômeno de interferência luminosa tipicamente quântico para codificar mais informações em microchips de silício. A pesquisa foi conduzida pelo grupo de Michal Lipson na Cornell University com a colaboração de Paulo Nussenzveig, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

Os resultados foram comunicados no artigo Quantum interference between transverse spatial waveguide modes, publicado no periódico Nature Communications. Nussenzveig participou do estudo no âmbito do Projeto Temático “Explorando informação quântica com átomos, cristais e chips”, coordenado por Marcelo Martinelli e apoiado pela FAPESP.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/03/2017